header

Notícias

  • 'Confira programação deste domingo do Festival Cineport'

    06 / 04 / 2014

    A programação deste domingo, 06, no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) promete filmes bem diversificados. Serão exibidos desde uma animação de sucesso, "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, que teve chances reais de concorrer ao Oscar, até um documentário feito por um brasileiro numa aldeia africana, "Hereros", que tem uma fotografia belíssima. Há ainda um filme de época brasileiro, "Paixão e Virtude" (foto), do diretor Ricardo Miranda, falecido semana passada.


     
    Dentre os destaques portugueses estão o filme “Casa de Lava” do homenageado Pedro Costa, “Lura”, de Luís Bras e os curtas “O Lago” e “Luminita”, ambos de André Marques; e “Canal” e “Menos Nove”, de Rita Nunes e por último Versailles, de Carlos Conceição

    Na mostra da África Lusófona serão exibidos dois filmes de Angola, “Hereros”, do brasileiro Sérgio Guerra, que conta a história de uma etnia banta que vive no sudoeste da Angola e o filme “Por Aqui Tudo Bem”, de Pocas Pascoal

    Fora das sessões de cinema, está previsto o lançamento no Cineport neste domingo também do livro “Cinema e Memória - O Super-8 na Paraíba nos Anos 1970 e 1980”. O livro é uma organização de Lara Santos Amorim e Fernando Trevas Falcone.


    A noite deve terminar com a Banda Trilhas, que promete colocar os visitantes para dançar com trilhas sonoras de filmes e seriados.

    Clique aqui e veja a programação completa com os horários

    Confira abaixo a programação complete deste domingo:

     

    15:00

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASIL

    Tenda Andorinha

    Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi

    O amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil. A colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ain A programação deste domingo, 06, no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) promete filmes bem diversificados. Serão exibidos desde uma animação de sucesso, "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi, que teve chances reais de concorrer ao Oscar, até um documentário feito por um brasileiro numa aldeia africana, "Hereros", que tem uma fotografia belíssima. Há ainda um filme de época brasileiro, "Paixão e Virtude" (foto), do diretor Ricardo Miranda, falecido semana passada.da com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.

    Duração 75 minutos
     

    15:00

    SESSÃO RETROSPECTIVA PEDRO COSTA HOMENAGEADO - TROFÉU HUMBERTO MAURO

    Sala Vladimir Carvalho

    Casa de Lava , de Pedro Costa 

     

    Casa de Lava acompanha a viagem da enfermeira Mariana (Inês Medeiros) à antiga colônia portuguesa de Cabo Verde. Mariana leva Leão, um operário cabo-verdiano que, após sofrer um acidente na construção em que trabalha, ganha direito de voltar, mesmo em coma, para sua terra natal.

    Duração 110 minutos 

     

    16:30

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO ÁFRICA LUSÓFONA

    Tenda Andorinha

    Hereros, de Sérgio Guerra

    Os Hereros habitam as terras do sudoeste de Angola. São provenientes dos povos bantos, os Hereros são donos de uma tradição ancestral que é pas- sada oralmente de pais para filhos.

    Duração 86 minutos

     

    18:00

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO PORTUGAL

    Sala Vladimir Carvalho

    O Lago, de André Marques

    Dois amigos caminham em direção ao lago, em direção de si mesmo.

    Duração 31 minutos

     

    Luminita, de André Marques

    Dois irmãos, que não falaram em anos, se encontram no funeral de sua mãe, onde eles têm de lidar com a sua família enlutada, as suas obrigações como filhos e seus próprios sentimentos de perda.

    Duração 20 minutos 

     

    Canal, de Rita Nunes

    Portugal, no dias que correm - em plena crise social e política, há um rapaz que decide mudar - escolhe ir viver para o campo, como Thoreau foi viver para o lago de Walden em meados do século XIX.

    Duração 21 minutos

     

    Menos Nove, de Rita Nunes

    Esta curta metragem é baseada no livro “Crimes Exemplares” de Max Aub, que por sua vez, se inspirou em testemunhos reais que relatam crimes de uma forma direta.

    Duração 12 minutos

     

    19:00

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASIL

    Tenda Andorinha

    Paixão e Virtude,de Ricardo Miranda

    Mazza, uma aristocrata de meia idade, mantém um relacionamento frio e histérico, com seu marido - um rico banqueiro, porém, tudo se transforma, quando ela conhece o químico, Ernesto.

    Duração 74 minutos

     

    20:00

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO ÁFRICA LUSÓFONA

    Sala Vladimir Carvalho

    Por Aqui Tudo Bem, de Pocas Pascoal

    No fim do verão de 1980, Alda e Maria, duas irmãs de 16 e 17 anos, chegam a Lisboa para fugir da guerra civil em Angola. Entregues a si próprias, terão de aprender a sobreviver numa cidade estrangeira. Quando os problemas se tornam quase insuperáveis, chega uma terrível notícia.

    Duração 94 minutos

     

     

    20:30

    SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO PORTUGAL

    Tenda Andorinha

    Versailles, de Carlos Conceição

    Uma senhora numa cadeira de rodas e um adolescente chegam a uma cabana de praia onde, através de escassos momentos de lucidez, ela vai persuadi-lo a matá-la.

    Duração 20 minutos.

     

    Lura, de Luís Brás

    Manuel isola-se no campo numa antiga casa de família agora abandonada. Neste lugar longe do mundo, o passado invade o presente e suspende o futuro.

    Duração 79 minutos

     

     

    21:45

    SHOW

    Tenda Música

    Os Trilhas (PB)

    O som do cinema.


     

  • incentivo
  • patrocinio

    logo_patrocinio
  • Realização

    fojblogo
  • mincultura

    cineport na rede

    linhafooter